Search

-----------------
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Matemática a serviço da tecnologia

A disputa por melhores posições competitivas tem levado as empresas de uma maneira geral a utilizar tecnologias cada vez mais sofisticadas, apoiadas na implementação computacional de modelos matemáticos complexos. Os reflexos dessa política no mercado de trabalho são evidentes - aumenta a cada dia a demanda por profissionais com conhecimentos mais profundos e integrados de matemática, estatística, probabilidade e computação. Essa constatação é um fato em países mais desenvolvidos e já está influenciando vários currículos, tanto de pós-graduação quanto de graduação. Como exemplo, o relatório preparado pela Sociedade Americana de Matemática Industrial e Aplicada conclui que os setores comerciais, industriais, governamentais e financeiros não são apenas áreas férteis para aplicações de matemática, mas também constituem mercado de trabalho para matemáticos altamente treinados. Ainda, de acordo com o relatório, matemáticos têm papel importante no tratamento de problemas reais, incluindo áreas como processamento de materiais, diagnósticos médicos, desenvolvimento de produtos financeiros, gerenciamento de redes de computadores, previsão do tempo, entre outras. Entretanto, ressalta que, nesses setores, o que se procura não é, em geral, o "matemático" como tal, mas sim um profissional qualificado pelo seu conhecimento de métodos e técnicas para integrar equipes multidisciplinares na solução de problemas reais.
O curso tem como objetivo, além de formar um matemático em condições de seguir a carreira acadêmica, se assim o desejar, também preparar profissionais capazes de enfrentar novos desafios, dando-lhes uma formação sólida e direcionada para as aplicações em diferentes áreas do conhecimento.
A formação tem despertado o interesse das empresas que fornecem estágios, projetos de final de curso e prêmios aos alunos.


Fonte: Guia de Profissões - USP (2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário