Search

-----------------
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 18 de setembro de 2010


Alguns programas ilustrativos
            Os programas aqui apresentados servem para ilustrar as questões discutidas neste blog. São apresentadas as principais características de cada um deles.

Cabri Geometry e Sketchpad - ferramentas para Geometria
            São ferramentas, especialmente, para construções em Geometria. Dispõem de ‘régua e compasso eletrônicos’, sendo a interface de menus de construção em linguagem clássica da Geometria. Os desenhos de objetos geométricos são feitos a partir das propriedades que os definem. Através de deslocamentos aplicados aos elementos que compõe o desenho, este se transforma,  mantendo as relações geométricas que caracterizam a situação. Assim, para um dado conceito ou teorema temos associada uma coleção de ‘desenhos em movimento’, e as características invariantes que aí aparecem correspondem as propriedades em questão. O aluno age sobre os objetos matemáticos num contexto abstrato, mas tem  como suporte a representação na tela do computador. A multiplicidade de desenhos enriquece a concretização mental, não existindo mais as situações prototípicas responsáveis pelo entendimento inadequado.
            Apresentam interface dinâmica e interativa (‘desenhos em movimento’ e que podem ser automatizados através do recurso de ‘botões’), múltiplas representações (trabalha com geométrica sintética e um pouco de analítica), capturação de procedimentos (tem comando que permite ter acesso a história da construção e comandos para criação de macros. No Cabri Geometry é o próprio desenho que é reconstruído passo a passo; no Sketchpad além disto, tem-se janela adicional onde a construção é explicitada também através de linguagem matemática).
Cabri Geometry
É criação de J.M. Laborde e F.Bellemain, ambos do Institut d'Informatique et Mathématiques Apliquées de Grenoble (IMAG)- Université Joseph Fourier, Grenoble, França.
                1.Acesso à versões demonstrativas do software:
                Em Português: PUCSPDI@fpsp.fapesp.br
                Em Inglês: http://www-cabri.imag.fr
                2.Mostra de atividades de ensino, artigos e grupos de discussão:
                http://proem.pucsp.br/cabri/ativ.htm - Programa de Estudos e Pesquisa no Ensino da Matemática - PUCSP - apresenta atividades para séries finais do primeiro grau.
                http://athena.mat.ufrgs.br/~portosil/licenciatura.html- Site do Curso de Licenciatura em Matemática - UFRGS
                http://www.edc.org/LTT/DG/ -Dynamical Geometry  Projeto de pesquisa no Education Development Center, Inc., Newton-EUA.
                http://www-cabri.imag.fr/ - Cabri History

Modellus - ferramenta para modelação e simulação

            É uma ferramenta que permite os alunos realizarem experimentos conceituais, usando para isto modelos matemáticos dados por funções, derivadas, taxas de variação e equações diferenciais. Múltiplas representações e dinamismo através de manipulação direta são dois dos recursos importantes deste ambiente que dão suporte as ações dos alunos. Estes recursos são viabilizados em janelas distintas: janela de modelação, janela de animação dinâmica, janela  gráfica e janela de tabulação. Pode ser usado tanto em atividades de expressão (o aluno constroe o modelo, tendo como objetivo a construção  conceitual das relações matemáticas que o definem) , como em atividades de exploração (o aluno explora um modelo já  pronto e isto é interessante e possível num estudo qualitativo de relações matemáticas, quando o caráter analítico apresenta nível de dificuldade além do que pode dar conta o aluno)
Modellus
É criação de Vitor Duarte Teodoro, João Paulo Vieira e Filipe Costa Clérigo, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Nova Lisboa.
Acesso ao programa: http://phenix.sce.fct.unl.pt/modellus

Graphmatica - ferramenta para funções reais e curvas no plano

            É ambiente para plotagem de equações, funções e derivada de funções, desigualdades no plano cartesiano; curvas paramétricas e polares. Trabalha com coordenadas cartesianas, coordenadas polares e escalas logarítmicas. Tem o recurso de múltiplas representações: expressão analítica, gráficos, podendo plotar até vinte e cinco gráficos simultaneamente, e tabelas. Permite a construção de famílias de funções e o recurso de múltiplas representações viabiliza explorações algébricas e geométricas, simultaneamente.  Calcula derivada de função simbolicamente e numericamente e plota a reta tangente a curva num dado ponto; também calcula numericamente integral definida, através de diferentes métodos, desenhando no gráfico as regiões poligonais correspondentes, com possibilidade de escolha da partição.  
Graphmatica
É criação de Keith Hertzer.
Acesso ao programa: http://www8.pair.com/ksoft/




Nenhum comentário:

Postar um comentário