Search

-----------------
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 18 de setembro de 2010

Quanto vale zero elevado a zero?

A expressão matemática 0º é muitas vezes considerada como uma forma indeterminada em Matemática. Outras vezes esta expressão é considerada, por convenção, como sendo igual a 1. Por exemplo, ela aparece quando se calcula o limite:
Lim f(x)g(x)
quando x tende a 0 e Lim f(x)=Lim g(x)=0. Uma forma indeterminada é o valor numérico que pode ser atribuído ao limite de uma função h=h(x) quando se substitui a variável x pelo valor numérico onde o mesmo será calculado, sem haver um trabalho mais aprimorado com a expressão envolvida com a função h=h(x). As principais formas indeterminadas são:
0/0, 0.inf, inf/inf, 1inf, inf-inf e 0º
onde inf significa "infinito". Várias destas formas indeterminadas podem ser estudadas com o auxílio da Regra de L'Hôpital. xelevx

A função real f(x)=xx possui uma descontinuidade em x=0, razão pela qual não é óbvio que se tenha que
f(0) = Lim f(x) = Lim xx
quando x tende a 0. Pode ser que, até mesmo este limite:
  1. seja determinado e igual a 1 (uma escolha natural),
  2. seja indeterminado, ou
  3. nem mesmo exista.
Quando estamos calculando
Lim f(x)g(x)
com x tendendo a 0 e lim f(x)=Lim g(x)=0, devemos fazer algumas exigências sobre as funções f e g. Como a Regra de L'Hôpital tem íntima relação com o fato de uma f função ter desenvolvimento em série de potências (f ser analítica) em torno do ponto onde se calcula o limite, fica claro que quando esta propriedade é satisfeita nas vizinhanças deste ponto, então quase sempre é possível garantir que 0º=1. Sem esta propriedade sobre o fato que a função deve ser analítica, nada podemos afirmar. O fato citado acima pode ser observado se tomarmos a função definida por f(x)=exp(-1/x) se x>0 e f(x)=0 se x<0. (que não tem desenvolvimento em série de potências em torno de x=0) e g(x)=x. Lim f(x)=0 e Lim g(x)=0 quando x tende a 0, mas:
Lim f(x)g(x) = Lim [exp(-1/x)]x = 1/e = 0,3679...
que obviamente não é igual a 1. Substituindo o número e de Euler por 2, obteremos um resultado diferente, significando que poderemos obter o limite que desejarmos, assim, este limite é indeterminado. Concluímos que, se x tende a 0 e Lim f(x)=0=Lim g(x), o limite
Lim f(x)g(x) é indeterminado
e nem mesmo podemos afirmar que 0º possa ser 1.
Por: Ulysses Sodré

Nenhum comentário:

Postar um comentário