Search

-----------------
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

3 impressionantes e gratuitos programas de Matemática

Software matemático pode ser muito caro . Programas como Mathematica, Bordo e Matlab são incrivelmente poderoso, flexível e, normalmente, bem documentado e suportado. Seus preços , porém, são uma grande desilusão para muitos povos, mesmo se não são baratos ( em alguns casos, aleijado) versões disponíveis para fins educacionais (se você é um estudante ou um professor ). As desvantagens secundárias são aquelas causadas pelo fato de que tais programas são proprietários. Isso também pode afetar ou limitar a uma " partilha oriented " ambiente como o meio acadêmico e de pesquisa. Neste breve artigo proponho também programas conhecidos que lhe dará muita flexibilidade e diversão crunching matemática. E sem nenhum custo, eles são ótimos para todas as diferentes carreiras , com um grau de matemática. Todos eles têm vantagens e desvantagens e nenhum deles pode ser considerado perfeito ou infalível, mas eu os considero um dos melhores disponíveis hoje em suas respectivas categorias . Eles são softwares objetivo bastante geral , mas há uma abundância de outros programas especializados de fonte aberta se você tiver necessidades específicas. Eu escolhi um programa para cada uma das três categorias macro: computação simbólica, numérica e estatística, mas você pode esperar um pouco das funcionalidades sobrepostas e compartilhada. Tente a três deles , tente as alternativas sugeridas e liquidar com as que você gosta e que atendam às suas necessidades o melhor.

1. Maxima

A finalidade geral CAS (Computer Algebra System) é um programa que é capaz de executar a manipulação simbólica para a resolução de problemas comuns. Por uma questão de fato, CAS moderna abrange um vastíssimo leque de funcionalidades. Bordo é um excelente exemplo de um software comercial CAS . Nesta categoria, eu diria que Maxima é uma excelente ferramenta open source multi-plataforma . wxMaxima é uma versão GUI bom (talvez o melhor no Windows) , mas outros existem front-ends . O enredo 3D abaixo foi gerado pelo Maxima.
3D Chart from Maxima
Valioso mencionados são:

2. Scilab

Matlab é o padrão para a computação numérica, mas existem alguns clones e alternativas válidas que são inteiramente gratuitos. Scilab é o mais próximo que você pode chegar ao Matlab sem gastar um centavo . É muito compatível com Matlab (embora não 100%) , mas é realmente flexível, poderoso e vem com um conversor de Matlab e Scicos que é um modelador e simulador de diagrama de blocos .
scilab3d.png
alternativas válidas são:

3. R

Para a computação e análise estatística no mundo Open Source , não existe nada melhor do que R. É uma linguagem de programação e ambiente que lhe permite fazer praticamente qualquer coisa que o software comercial (S -Plus) Faz. Ele é tão amplamente adotado de que ele pode ser considerado um padrão no campo.
R plot
Como de costume , por favor, sinta-se livre para compartilhar suas experiências e adicionar as suas sugestões para enriquecer a discussão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário