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quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As árvores do conhecimento. com base Pierre Levy


A Internet é um meio de comunicação relativamente recente, cujas repercussões e aplicações na sociedade do conhecimento não foram definitivamente avaliadas e dimensionadas. Pierre Lévy, da Universidade de Ottawa, é um dos maiores estudiosos sobre o assunto. O filósofo francês tem formação em História das Ciências, Sociologia e Filosofia, com experiência técnica no desenvolvimento de sistemas de informação inteligentes.Na visão do filósofo, os padrões formais e hierárquicos serão cada vez menos comuns na humanidade, dando maior atenção ao aprendizado cooperativo e a inteligência coletiva, um princípio no qual as inteligências individuais são agregadas e compartilhadas pela sociedade, potencializadas através dos meios de comunicação, dentre estes, a Internet.
"Ela possibilita a partilha da memória, da percepção, da imaginação. Isso resulta na aprendizagem coletiva, troca de conhecimentos", disse o filósofo francês.
A internet possui um papel essencial como cenário para esta consolidação do saber, levando em consideração a diversidade e pluralismo. A Internet é a grande metrópole mundial, aglutinadora das outras, levando à democratização do saber e conseqüente emancipação do ser humano baseada no acesso à informação.
Lévy acredita que o “tsunami” de informações leva o indivíduo a uma sensação de impossibilidade de abraçar ao conhecimento, assimilando-o por inteiro. Devido a isto, cada qual deve fazer sua seleção, de modo a definir um rumo às informações. A interatividade do mundo contemporâneo e o conceito de metaevolução, ou seja, a evolução dos meios de comunicação que permite a expansão do poder de conhecimento do homem são outros assuntos discutidos inerentes à sua alçada de conhecimento.
Não somente no programa Roda Viva, mas em outros eventos, o filósofo é levado a reafirmar o argumento contrário à idéia da natureza aparentemente segregadora. “A Internet é um instrumento de desenvolvimento social. Devemos lembrar que a escrita demorou pelo menos 3000 anos para atingir o atual estágio, no qual todos sabem ler e escrever. A Internet tem apenas 10 anos”, pondera. “O importante é ver o índice de pessoas conectadas”.
A popularização da Internet levou à criação de novos conceitos para designar fenômenos, como é o caso da Árvore do Conhecimento, desenvolvida por Pierre Lévy e Michel Authier, matemático com formação em sociologia e história das ciências. Trata-se de um software criado para que os membros de uma determinada comunidade possam revelar suas qualificações e habilidades e mostrá-las à sociedade. As árvores, que segundo Lévy, são uma possibilidade de democracia que se encaixa na atual sociedade, voltada para a informação e a comunicação rápida, se estruturam a partir de patentes: emblemas que representam os saberes elementares de cada pessoa. As patentes são atribuídas aos indivíduos após a realização de um teste, podendo ser uma simulação, testemunho, exercício de memória, dentre outros, os quais são possuem necessariamente validade acadêmica formal.
Considera-se que o indivíduo será valorizado por aquilo que ele sabe (como saber cozinhar, cuidar de crianças, costumar) e não por aquilo que ele não sabe (método usado atualmente, peculiar pela alta exclusão). Ao final, as patentes são inseridas na Árvore de Conhecimento, gerando um brasão que representa a identidade cognitiva do indivíduo.
A intenção de tal projeto, segundo Lévy, é tornar visível o espaço dos saberes em uma comunidade e a identidade de cada pessoa nesse espaço. A formação de uma árvore em um determinado grupo possibilita que o coletivo humano, até então existente só no plano ideal (ou virtual), se organize efetivamente em uma comunidade de saber, cuja representação gráfica, por sua vez, é a Árvore de Conhecimento, nascida a partir de princípios de auto-organização, de democracia e de livre troca de saberes entre indivíduos.
A utilização deste recurso em determinada região pode vir a atender à demanda de empregos das empresas ali estabelecidas, desenvolver uma metodologia de como um grupo de pessoas poderia se organizar usando como base suas habilidades e competências, formando cooperativas de trabalho, por exemplo, ou mesmo apresentar quais perícias deveriam ser mais exploradas e quais poderiam ser mais aprofundadas e desenvolvidas.
A criação de Lévy, distante de ser uma solução definitiva para a tão presente exclusão social, se apresenta como uma idéia inovadora que nos põe a refletir a respeito da disseminação e gestão dos conhecimentos e habilidades do indivíduo.
A tecnologia é um recurso que pode ser usado como alavanca para o desenvolvimento e, sobretudo, criação de conhecimento. A Wikipédia, uma enciclopédia eletrônica cujas informações são publicadas gratuitamente por pessoas anônimas, é uma realidade vitoriosa em meio à contaminação de parte do meio acadêmico pelo espírito capitalista. Um exemplo pertinente são organizações como a International Law Association e a American Psicological Association, que cobram valores altos para o acesso e visualização dos artigos desenvolvidos pelos pesquisadores. Este cenário se caracteriza como a desconstrução da visão primária da Internet no ponto de vista das universidades, que era divulgar os trabalhos.
O ponto de vista de Pierre Lévy pode ser interpretado preconceitualmente, no ponto de vista etimológico da palavra, como um idealismo sem fundamento e rumo definidos. Abordar questões do futuro é algo, de fato, complicado e comprometedor, principalmente quando aquilo que se prevê não se concretiza. É certo que o uso da tecnologia não resultará numa alteração imediata no quadro da fome e da seca na África, que mata milhões por ano. Por outro lado, pôde-se provar através do projeto Areia Branca, conduzido por alunos e professores da Faculdade Ruy Barbosa, na Bahia, que aquele que possui pouca escolaridade ou poder aquisitivo tem gana por conhecimento, visto que, na sua interpretação, aquilo pode tornar-se uma porta para que seus desejos e conseqüente sucesso sejam alcançados. Enfim, a tecnologia é o meio, seja para a glória, seja para a ruína.


REFERÊNCIAS

LEVY, P. Entrevista Programa Roda Viva, TVE RJ, Programa de TV.

American Psicological Association
Disponível em:
Acesso em: 19/11/07.

International Law Association
Disponível em:
Acesso em: 19/11/07.

Le Monde - L'intelligence collective, notre plus grande richesse
Disponível em:
Acesso em: 19/11/07.

Wikipédia: A Enciclopédia Livre
Disponível em:
Acesso em: 20/11/07.

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