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quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Crianças usam mais computador mas acesso a web ainda é pequeno

Pesquisa mostra o uso das tecnologias por crianças de 5 a 9 anos.
Apenas 29% declararam já ter navegado na internet.

Crianças das zonas rurais acessam mais a
internet na escola. (Foto: Divulgação/stock.xchng)
Estudantes usam internet As tecnologias, como computadores e celulares, fazem parte da vida das crianças desde muito cedo. Uma pesquisa divulgada na quinta-feira (7) pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) mostrou que 65% das crianças de 5 a 9 anos já usaram um aparelho móvel e 57% acessaram um computador uma vez na vida. Mesmo muito novas, as crianças dessa faixa etária já possuem um celular próprio em 14% dos casos. Na zona rural o número não muda muito: 8% já têm um aparelho móvel.
Porém, a grande diferença entre o uso do computador e o acesso à internet chamou a atenção dos pesquisadores. Apenas 29%, dos 57% que responderam ter usado um computador, declararam já ter navegado na web. Na população geral, a diferença é mínima. A falta de habilidade dos pais de usar a tecnologia está entre os motivos levantados, pois a diferença diminui quanto maior for a renda da família.
“É importante destacar que o conceito de computador e de internet não são muito bem definidos pelas crianças, o que pode afetar os resultados”, explicou Tatiana Jereissati, analista de informações do CETIC.br.
Acessibilidade
A pesquisa também mostrou que o acesso à rede ainda é escasso no país. Apenas 15% das casas que participaram da amostra têm internet. O principal obstáculo é o custo do serviço em 55% das respostas. Já nas zonas rurais, a falta de disponibilidade de área é a principal barreira (38%).
Além disso, a linguagem usada nos sites pode não ser a mais adequada para crianças de 5 a 9 anos. “O fato de a pesquisa ter sido realizada com crianças que estão em processo de alfabetização deve ser levado em conta”, disse Hartmut Glaser, diretor-executivo do CGI. A pesquisa “TIC Crianças 2009” foi realizada com crianças de zonas urbanas (2,102 mil) e rurais (400) de todo o Brasil, sendo que 21% desses entrevistados são analfabetos.
KidRex, site de busca para crianças'KidRex', site de busca para crianças.
(Foto: Reprodução)
“Será que a internet é um meio acessível para a criança que está aprendendo a ler?”, perguntou Juliano Capi, analista do CETIC.br.
Capi deu como exemplo a ser seguido o site “KidRex”, do Google, que ajuda crianças pequenas a acessarem a internet, além de conseguir filtrar conteúdos impróprios. Por celular, o acesso a web é praticamente inexistente, o que mostra uma ausência de crescimento nesse tipo de tecnologia nas últimas pesquisas.
Local de acesso
As crianças usam o computador em casa em 44% dos casos. Outro dado destacado pelos pesquisadores é que 20% responderam acessar o aparelho em lan houses e telecentros. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), crianças nessa faixa etária só poderiam frequentar lan house se acompanhadas por maiores. “Mas devemos destacar a importância desse tipo de estabelecimento na inclusão digital”, disse Capi.
Na comparação entre as zonas urbana e rural, o uso em casa é muito menor na área rural. Ou seja, 50% das crianças usam o computador na escola.
Porém, a escola ficou atrás das lan houses em relação ao local de uso mais frequente, sendo mencionada por apenas 14% das crianças. Mesmo assim, é lá onde elas mais obtêm habilidades, com a realização de atividades de escrita e cálculos.
Acesso ao Orkut.30% das crianças responderam acessar redes
sociais. (Foto: Reprodução)
Atividades
Quando perguntadas de maneira espontaneamente o que elas fazem na internet, 30% das crianças declararam acessar redes sociais. Os resultados também mostraram que 31% dos entrevistados possuem uma conta de e-mail.
Porém, 97% das crianças usam a internet para jogar, sendo que brincar em sites de desenhos de TV é a segunda principal atividade. “É importante dizer que esses jogos podem, às vezes, ser confundidos pelas crianças como sendo on-line”, destacou Capi.
Ou seja, atividades como enviar e-mail, ligar ou conversar com alguém pela internet, ainda são pouco utilizadas pelas crianças.

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