Search

-----------------
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Golpe usa resgate de mineiros no Chile para roubar dados bancários

Cavalo de troia captura senhas durante o acesso a bancos.
Mensagem começou a circular primeiro em espanhol.


Um e-mail fraudulento disseminando um cavalo de troia que rouba senhas bancárias está usando o resgate de mineiros no Chile para convencer o internauta a acessar o arquivo malicioso. O alerta é da fabricante de antivírus ESET. Segundo a empresa, o e-mail oferece um vídeo de uma suposta tragédia. Mas o “vídeo” é um arquivo de extensão “.com”, usada por executáveis e não por conteúdo multimídia.
“Mais uma vez os criminosos demonstram estar atentos aos temas mais importantes para propagar seus ataques”, escreveu Sebástian Bortnik, coordenador de pesquisa da ESET América Latina.
A ESET informou que o golpe começou a circular primeiro em espanhol, porque o caso ocorreu no Chile, mas que o destaque na mídia garantiu que o e-mail malicioso fosse enviado também em português.
Para Bortnik, os criminosos brasileiros podem ser interessado no golpe porque ele funcionou nos “países próximos”. “Este ataque virtual está em plena propagação. É interessante ver como a América Latina representa uma região de amplo contato onde os criminosos podem aproveitar ameaças bem sucedidas em países próximos para propagar em seus países, mesmo que utilizem idiomas diferentes”, disse.
Mensagem promete vídeo para convencer internauta a instalar vírus.Mensagem promete vídeo para convencer internauta a instalar vírus. (Foto: Reprodução)
Recomenda-se cuidado ao abrir mensagens de e-mail que prometam conteúdos desse tipo e, sempre que possível, verificar com o remetente se ele realmente enviou um e-mail, já que não é incomum vírus utilizarem o e-mail de conhecidos e amigos para se propagarem. No caso de e-mails que afirmam terem sido enviados por grandes portais, como o G1, recomenda-se o acesso à página oficial em vez de clicar nos links presentes nas mensagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário