Search

-----------------
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Desistindo de cálculo à mão

Isso é assustador para os professores de matemática, mas com a chegada de programas incríveis como o Wolfram Alpha, vamos ter que começar a prestar atenção aos sinais de mudança.
Eu vi a conversa com Conrad Wolfram (no Wolfram Alpha Homework Day), quando ele ainda estava formulando o que ele queria dizer neste TED Talk. Eu acho que vale 18 minutos de seu tempo para assistir Ensinar as crianças a matemática real com os computadores.







Aqui está um esboço do argumento da Wolfram Conrad (que estou parafraseando / citar aqui):
Qual é o ponto de ensino de matemática gente?
  1. trabalhos técnicos (fundamental para o desenvolvimento das nossas economias)
  2. Todos os dias de vida (por exemplo, descobrir hipoteca, ser cético de estatísticas do governo)
  3. Lógico formação mente pensante / lógica (matemática é uma ótima maneira de aprender a lógica)
O que é matemática?
  1. Posando as perguntas certas.
  2. Converter a partir do mundo real para a formulação matemática
  3. Computação
O problema? Na educação matemática, nós estamos gastando cerca de 80% dos estudantes de ensino hora de fazer o passo 3 pela mão.
Matemática não é igual ao cálculo, a matemática é um assunto muito mais amplo do que calcular. Na verdade, a matemática tem sido libertado de cálculo.
Deveríamos ter a "Obter o básico primeiro"? São as "bases" de dirigir um carro aprendendo a serviço ou projeto do carro? São os "fundamentos" da escrita de aprender a afiar uma pena?
As pessoas confundem a ordem da invenção das ferramentas com a ordem em que devem usá-los no ensino. Só porque o papel foi inventado antes dos computadores, não significa necessariamente que você tem mais para o básico do sujeito pelo uso de papel em vez de um computador para ensinar matemática.
E sobre essa idéia de que "matemática do Computador emburrece" ... que de alguma forma, se você usar um computador, está tudo estúpido deempurrão. Mas se você fizer tudo na mão é tudo intelectual. Este tipo um dos que me irrita, eu devo dizer. Será que realmente acreditamos que a matemática que a maioria das pessoas estão realmente fazendo na escola, hoje, é praticamente mais do que a aplicação de procedimentos para os problemas que realmente não entendo por razões que não entendemos? ... O que é pior ... o que eles estão aprendendo que não é ainda praticamente mais útil. Poderia ter sido 50 anos atrás, mas não é mais. Quando eles estão fora da educação, fazem-no em um computador.
Compreender os procedimentos e processos é importante. Mas há uma maneira fantástica de fazer isso no mundo moderno ... sua programação chamado.
Temos uma oportunidade única para tornar a matemática tanto mais prático e mais conceitual ao mesmo tempo.
Pessoalmente, eu sou todo para ele. Mas como? Essa é a pergunta. Como a mudança e sistema incrivelmente complexo e interligado de educação? Como treinar dezenas de milhares de professores e professores para ensinar um novo currículo que eles nunca aprenderam? Hmmm ... parece que nós podemos precisar de alguma ajuda, talvez um novo paradigma para a educação em si. Ele está vindo.

Um comentário: