Search

-----------------
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 13 de novembro de 2010

Regra de Três Simples e Composta

Definição
É um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três. Devemos, portanto, determinar um valor a partir dos três já conhecidos. Daí o nome regra de três.
Constituem regra de três os problemas que envolvem pares de grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
Regra de três simples
Ocorre quando temos somente dois pares de grandezas direta ou inversamente proporcionais.

Exemplos:
1. Na extremidade de uma mola há uma argola de ferro com 5 Kg. Verifica-se, então, que o comprimento da mola distendida é de 27 cm. Se colocarmos uma argola de 10 Kg na extremidade dessa mola, qual será o comprimento da mola?
2. Três torneiras completamente abertas enchem um tanque em 1 hora e 30 minutos. Quantas torneiras iguais a essas serão necessárias para encher o mesmo tanque em 54 minutos?
3. Um hotel tem mantimentos para alimentar 25 hóspedes durante 16 dias; tendo chegado ao hotel mais 15 hóspedes,  quanto tempo durará esses mantimentos?
Regra de três composta
Ocorre quando existem mais de dois pares de grandezas direta ou inversamente proporcionais.

Exemplos
1. Numa pensão, 40 pessoas consomem 1200 pães nas refeições, durante 20 dias. Se a pensão admitir mais 10 pessoas, qual será o consumo de pães durante 60 dias?
2. Dezoito operários, trabalhando 7 horas por dia durante 12 dias, conseguem realizar um determinado serviço. Trabalhando 9 horas por dia, 12 operários farão o mesmo serviço em quantos dias?
3. Um ciclista percorre 180 km em 4 dias, rodando 3 horas em cada dia. Seguindo esse mesmo ritmo, em quantos dias percorrerá 600 km rodando 5 horas por dia?

Prof. Vinicius – Matemática Básica

Nenhum comentário:

Postar um comentário