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domingo, 29 de agosto de 2010

Inteligência coletiva, espaço e webdesign

Segundo Lévy, ao longo da história humana, foram constituídos diferentes espaços antropológicos que podem ser compreendidos pela relação entre o homem e o mundo: a terra, o território, o espaço das mercadorias e o espaço do saber. Para ele, o espaço antropológico se define mais pelas questões físicas
que por um sistema de proximidade ao mundo humano. Assim, ele é o “das técnicas, das significações, da linguagem, da cultura, das convenções, das representações e das emoções humanas”. (LÉVY, op. cit., p. 22).
Em linhas gerais, os homens nômades viviam em completa relação com a natureza, predominando, como principal pressuposto de suas relações e práticas, a noção de cosmos. No território, ele desenvolveu as técnicas de plantio e de criação de animais, tornou-se sedentário e estabeleceu uma segunda relação
com o mundo, marcada pela intervenção e pela propriedade. No espaço das mercadorias entraram em vigor nas relações humanas as trocas comerciais. as matérias-primas, as mercadorias, o capital, os fluxos e as energias. O espaço do saber seria o que emerge a partir da expansão das novas TICs e
de sua possibilidade de união de saberes distintos e das forças mentais desterritorializadas que se constituiriam como uma inteligência coletiva. Mais do que um conceito que atenderia à cognição, seria uma expressão do trabalho, da ação e da criação conjunta.

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