Estamos usando letras para representar números desconhecidos. Hoje você sabe, por exemplo, que a solução da equação 2x + 3 = 19 é x = 8, ou seja, o número 8 é o único valor que, colocado no lugar de x, torna a igualdade verdadeira.
Vamos agora ampliar o uso das letras.
Passaremos a empregar as letras a, b, c etc. para representar números quaisquer. Assim, a + b representa a soma
de dois números quaisquer, ab representa o produto de dois números quaisquer, e assim por diante.
A igualdade 2 + 5 = 5 + 2 é correta?
É claro que sim. Mas o fato de que a ordem das parcelas não altera a soma não vale somente para os números 2 e 5. Isso vale para números quaisquer.
É a propriedade comutativa da adição e escreve-se assim:
a + b = b + a
Temos aí um exemplo de uma identidade. Em matemática, uma identidade é uma igualdade que permanece verdadeira quaisquer que sejam os valores que sejam atribuídos às letras. Nesta aula, vamos rever algumas propriedades
(agora usando letras) e também vamos conhecer algumas identidades muito famosas da matemática.
Exemplo de Produtos Notáveis
Para ilustrar as propriedades que veremos é preciso recordar como se calcula a área de um retângulo.A área de uma figura é a medida de sua superfice. No caso do retângulo, a área é o produto de suas duas dimensões.
Então, chamando de A a área de um retângulo de dimensões a e b, temos:
Retângulo
a
_____________
| |
| | b
| |
|_____________|
Área = A = ab
Observe que ab representa o produto de dois números quaisquer. Entretanto, quando as letras forem substituídas por números, é preciso colocar um ponto (ou sinal de X) entre eles para evitar confusões. Assim, se as medidas de certo
retângulo forem a = 5 e b = 2, sua área será:
A = ab = 5 · 2 = 10
É claro que se as medidas a e b forem iguais, o retângulo transforma-se num quadrado, mas a forma de calcular sua área continua igual.
Quadrado
a
____________
| |
| | b
| |
|____________|
Área = A = aa = a²
O simbolo a² lê-se “a ao quadrado” e significa o produto de um número por ele mesmo. Por exemplo: 4² = 4 · 4 = 16.
Por enquanto, necessitamos apenas disso. O conceito de área, as unidades e as fórmulas que calculam as áreas das diversas figuras serão vistas a seguir.
A figura a seguir mostra dois retângulos colados. Ambos têm base a e as alturas são b e c.
_______________________________
| |
| | b
| |
|_______________________________|
| |
| |
|
| |
| |
|_______________________________|
a
O retângulo total tem base a e altura b + c. Então sua área é a(b + c). Por outro lado, a área do retângulo de baixo é ab e a área do de cima é ac.
Somando essas duas áreas temos a área total. Logo:
a(b + c) = ab + ac
Esta é a propriedade distributiva da multiplicação. Ela tem esse nome por que a letra a foi distribuída pelas outras que estavam dentro do parênteses.
Vamos agora calcular algo ligeiramente mais complicado.
EXEMPLO 1
Desenvolver (a + b)(c + d).
Vamos dar uma sugestão para que você tente fazer essa conta sozinho antes de ver a resposta: represente a + b com uma nova letra e use a propriedade que acabamos de ver.
Representaremos a soma a + b pela letra m.
(a + b)(c + d) = m (c + d)
\_/
m
m = mc + md
Agora, substituímos a letra m pela soma a + b:
(a + b)(c + d) = mc + md
= (a + b)c + (a + b)d
= ac + bc + ad + bd
Agora, substituímos a letra m pela soma a + b:
(a + b)(c + d) = mc + md
= (a + b)c + (a + b)d
= ac + bc + ad + bd
Concluímos, então, que:
(a + b)(c + d) = ac + ad + bc + bd
Observe a figura a seguir para visualizar o que foi demonstrado. O lado esquerdo de nossa igualdade representa a área de um retângulo cujas medidas são a + b e c + d.
Repare que este retângulo é a soma de quatro retângulos menores cujas áreas são as quatro parcelas que aparecem no lado direito da igualdade.
O quadrado de uma soma e de uma diferença
O exemplo que acabamos de ver é a base para a demonstração de uma das mais úteis identidades da matemática:
(a + b)² = a² + 2ab + b²
(fórmula 1)
Essa fórmula quer dizer que o quadrado de uma soma de dois números é igual ao quadrado do primeiro, mais duas vezes o produto do primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo. Veja a demonstração.
(a + b)² = (a + b)(a + b)
= aa + ab + ba + bb
= a² + ab + ba + b²
= a² + 2ab + b²
A interpretação desse resultado utilizando as áreas dos retângulos poder ser vista na figura a seguir.
A outra identidade, irmã da que acabamos de ver é a seguinte :
(a - b)² = a² - 2ab + b²
(fórmula 2)
Ela nos diz que o quadrado de uma diferença de dois números é igual ao quadrado do primeiro, menos duas vezes o produto do primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo.
Uma das formas de demonstrar esse resultado é escrever a - b como
a + (-b) e aplicar o quadrado da soma.
Veja:
(a-b)² = (a + -(b))² =
= a² + 2a(- b) + (- b)²
= a² - 2ab + b²
EXEMPLO 2
Calcule 29².
Ora, se temos uma máquina de calcular, não tem graça. Se não, é claro que sabemos calcular 29 · 29 com lápis e papel. Faça a conta. Vamos dar o resultado de maneira bem rápida e simples. Escrevemos 29 como 30 - 1 e usamos a fórmula 2. Veja:
29² = (30-1)²
= 30² - 2 · 30 · 1 + 1²
= 900 - 60 + 1
= 841
A diferença de quadrados
A terceira identidade que vamos aprender é a seguinte:
a² - b² = (a + b)(a - b)
(fórmula 3 )
Ela nos diz que a diferença entre os quadrados de dois números é igual ao produto da soma pela diferença desses números. Para demonstrar isso, basta desenvolver o lado direito da igualdade. Veja:
(a + b)(a - b) = aa + ab - ba - bb
= a² - b²
Esta identidade nos será útil em diversos momentos do nosso curso. Por ora,
veja como ela pode simplificar certos cálculos.
EXEMPLO 3
Em um loteamento, cada quadra de terreno é um quadrado com 61 metros de lado. O autor do projeto resolveu então aumentar a largura da calçada e, com isso, cada quadra passou a ser um quadrado de 59 metros de lado. Que área os
terrenos perderam?
Pense um pouco antes de ver a solução.
Uma forma simples de responder a esta questão é calcular a área antiga, a área nova e depois subtrair. Inicialmente a área da quadra era 61².
Depois a área da quadra passou a ser 59². Então a área perdida foi
61² - 59²
É claro que sabemos fazer estas contas. Mas, veja como fica simples o cálculo se utilizamos a fórmula 3.
61² - 59² = (61 + 59)(61 - 59) = 120 · 2 = 240
Os terrenos perderam, então, 240 metros quadrados.
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