Os diferenciais deste para outros programas do mesmo gênero incluem uma interface nova e exclusiva conhecida como tetraparamétrica e um sistema de pose natural que simula os músculos do corpo humano com mais precisão.
Esta interface foi desenvolvida após um período de estudo ergonômico combinado com análises de características do corpo humano. Este recurso permite criações rápidas e precisas com apenas quatro botões principais. Ao todo, 90% das peculiaridades do corpo podem ser modeladas.
Recursos e facilidades
A interface ainda conta com recursos inteligentes. Por exemplo: se você está modelando uma mulher, ao aumentar o peso dela, a gordurinha extra será armazenada nos lugares comuns de um corpo feminino. O mesmo vale para aspectos da idade e outras características que mudam de maneiras diferentes para homens, mulheres e crianças.
Já o sistema de pose natural permite a simulação dos movimentos musculares de maneira precisa. Isso é feito através de algoritmos com base de dados. Os resultados ficam cada vez melhores à medida que novas informações são acumuladas.
O sistema de mesh é leve e otimizado para subdivisões. A topologia foi estudada em detalhes para oferecer moldes com número reduzido de nós e triângulos e com todas as bordas necessárias para gerar animações nas poses corretas.
O MakeHuman tem renderização baseada no padrão Renderman. O programa exporta as cenas em formato RIB e utiliza alguns dos shaders compatíveis com a tecnologia. Para o processo de renderização, qualquer engine que suporte a linguagem Renderman pode ser utilizado.
O software oficial compatível com o MakeHuman é o Aqsis, que também é gratuito. É necessário ter o Aqsis instalado para criar imagens diretamente com o MakeHuman.
O MakeHuman exporta nos formatos Collada ou OBJ. o primeiro formato permite uma estrutura totalmente adaptável. No momento, o link para vertex deve ser desenvolvido pelos usuários, mas a previsão é de que este recurso seja automatizado nas versões posteriores do programa.
Novidades e previsões
Os desenvolvedores do MakeHuman estão trabalhando em conjunto com o Departamento de Morfologia Humana da Universidade de Milão para um método para reconstruir a cabeça humana utilizando poucos pontos. Trata-se de uma reconstrução total e não a adaptação de um molde aos pontos de controle de uma posição.
Um shader específico para pele também está “na manga” dos desenvolvedores.
Faça o download aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário