Quando ensinamos Geometria, temos como meta levar nossos alunos a desenvolverem conhecimentos de formas e de medidas que os levem a compreender e agir sobre o espaço, bem como sobre as suas formas de representação.
De acordo com os Parâmetros Curriculares de Matemática, no Ensino Fundamental os objetivos do estudo de Geometria compreendem:
1. O espaço físico, ou seja, o domínio das materializações;
2. A Geometria concebida como modelo deste espaço físico – o domínio das figuras geométricas;
3. O(s) sistema(s) de representação(ões) plana(s) das figuras espaciais – domínio das representações gráficas.
A estes objetos de estudos estão ligadas três questões relativas à aprendizagem, que interagem entre si:
1. O desenvolvimento das habilidades de percepção espacial;
2. A elaboração de um sistema de propriedades geométricas e de uma linguagem que permitam este modelo;
3. A codificação e decodificação de desenhos. (BRASIL, 1998, p. )
No Ensino Médio, os objetos de estudos e as questões de aprendizagem propostas no Ensino Fundamental são enriquecidos com os passos iniciais que levam ao desenvolvimento de uma linguagem mais formalizada e rigorosa, introduzindo passo a passo atividades que levam os alunos a formarem uma idéia do que seja o método dedutivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário