- Falta de conhecimento técnico para implementação do projeto ou sistema.
- Erro no dimensionamento da infraestrutura montada para suporta.
- Medo quando a possível falta de suporte em caso de problemas.
Por incrível que pareça a resposta é sim, o mais interessante é que nesses mais de 11 anos em TI, eu já vivenciei coisas do tipo: Comprar o HTTPDServer da IBM ou da Oracle que são 99% baseados no HTTPD da Apache Fundation porque é by IBM ou by Oracle, dai em caso de problemas, a empresa abrirá um chamado no gigante vermelho ou no gigante azul. E digo-lhes que a solução em mais de 90% dos casos foi encontrada por um analista pesquisando no velho conhecido Google ou simplesmente, lendo os logs.
Monitoração é uma das áreas em TI que mais utilizam soluções OpenSource, seja pelo sistema operacional que irá suportar o ambiente, o software de monitoração e os plugins que serão utilizadas para coletar informações e gerar métricas para serem analisadas. Eu tive o prazer de implementar soluções complexas de monitoração utilizando soluções 100% opensource, na grande maioria dos casos utilizamos Nagios + Cacti, é incrível a quantidade de plugins e templates que ambas as soluções possuem, os fóruns, com novas dicas e templates são atualizados diariamente e qualquer dúvida que você colocar lá é respondida em no máximo 24 horas.
Já me deparei com o caso de ter que remover um sistema de monitoramento por completo de um ambiente porque o meu diretor quis implementar uma solução paga, solução essa que na época além de ser muito cara, não possuía uma série de features e agentes preparados para monitorar todo o ambiente, no final ficamos com uma monitoração que não funcionava.
Soluções de monitoração freeware demoram menos tempo para serem instaladas, configuras e colocadas em produção do que sistemas pagos. Eu demorei 3 dias para incluir a monitoração de uma rede com mais de 400 objetos utilizando Nagios do que com em um projeto pago, que só para instalar os softwares nos servidores foram necessários 3 dias, fora os patches de correção que levaram mais alguns dias para funcionarem. #maxfail
Grandes empresas de serviços de outsourcing tem na utilização de soluções opensource uma forma de baratearem custos e seus preços, tornando-se mais competitivas e atraentes para os seus clientes, mas para isso, basta as empresas fazerem uma simples coisa, capacitar os seus profissionais, há duas formas para isso :
- Contratando profissionais com experiência
- Treinando os profissionais que já atuam na empresa com cursos ou na compra de livros
O Brasil precisa evoluir e rápido quanto a utilização de tecnologia opensource, precisamos participar ativamente no desenvolvimento de produtos e serviços que agreguem valor e que deem notoriedade a capacidade que o brasileiro tem.
Diretores e Gerentes de TI, parem de ter medo da tecnologia, ela veio para facilitar a sua vida e a dos que trabalham com vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário