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quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Qual o perfil dos professores de Matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica em sala de aula?

Nos últimos anos, muito se tem falado na utilização de tecnologias
informáticas (TI) na prática docente. Diversos estudos têm sido feitos e hoje podemos
dizer que existe uma linha de pesquisa sobre este tema na Educação Matemática.
Esses recursos tecnológicos, no entanto, podem ser usados no desenvolvimento
de diversos conteúdos matemáticos. Neste artigo estaremos focalizando aqueles que
foram criados para o estudo da Geometria, chamados softwares de geometria dinâmica.
O termo “geometria dinâmica” está fortemente relacionado aos softwares que
permitem que construções geométricas possam ser arrastadas pela tela mantendo-se os
vínculos estabelecidos durante a realização da construção. Assim, as transformações das
figuras “ocorrem continuamente em tempo real, determinadas pelos movimentos do
cursor controlados pelo usuário” (Shumann & Green, 1994).
No Brasil, o Cabri-Géomètre (Baulac, Bellemain & Laborde, 1992, 1994) é
atualmente o mais conhecido e utilizado. Mas além dele existem outros, como o
Geometricks (Sadolin, 2000), Geometer’s Sketchpad (Jackiw, 1991, 1995), Geometric
Supposer (Schwartz & Yerushalmy, 1983-91, 1992), Geometry Inventor (Brock et al,
1994), Geoplan (CREEM, 1994), Cinderella (Kortenkamp & Gebert, 1998) e Dr. Geo
(Fernades, 1997-2000).
Os softwares de geometria dinâmica apresentam recursos com os quais os
alunos podem realizar, com muito mais rapidez, construções geométricas que são feitas
usualmente com régua e compasso. Sua utilização permite também o desenvolvimento
de atividades de livre exploração, onde o aluno interage com o computador, num
universo próximo ao que ele já conhece e está acostumado, que é o do “lápis e papel”
(Silva, 1997). Além disso, é possível realizar construções que com esta mídia
tradicional seria difícil.
É possível afirmar, então, que os softwares de geometria dinâmica possuem
recursos que permitem um trabalho diferenciado de ensino e aprendizagem de
Geometria. No entanto, seu uso é muito restrito na prática docente de Matemática.
Muitos professores até o conhecem, mas poucos se sentem seguros e preparados para
utilizá-los no seu dia-a-dia de sala de aula.

Vinicius Nascimento

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