A Educação Matemática ainda é uma expressão controversa. Em alguns países europeus como a
França, Espanha e Alemanha ela é sinônimo de Didática da Matemática, um campo acadêmico de
pesquisa educacional que investiga o ensino e a aprendizagem da matemática. Para o conceituado
pesquisador francês Guy Brousseau, a Didática da Matemática se coloca no quadro das ciências
cognitivas como " a ciência das condições específicas da difusão dos conhecimentos matemáticos úteis ao
funcionamento das instituições humanas" ( Brousseau, 1994, p.52). Trata-se de um saber que se interessa
pela produção e comunicação dos conhecimentos matemáticos, naquilo que ela tem de específicos dos
mesmos. Considera, como seus objetos de estudos, as operações essenciais da difusão dos conhecimentos,
as condições dessa difusão e as transformações que produz, tanto sobre os conhecimentos como sobre
seus utilizadores além das instruções e das atividades que tem por objetivo facilitar estas operações.
Ensinar matemática requer a
compreensão de que a especificidade de conteúdos é determinante na apropriação de conhecimento. Não
basta estabelecer normas para a aula e estar atento à relação entre professor e aluno, também, como neste
caso, estar atento à relação didática, ou seja, aquela estabelecida entre o professor, o aluno e a
matemática. Outra característica evidenciada foi a tendência das pesquisas em utilizar espaços coletivos
de reflexão sobre as situações de ensino e de aprendizagem de noções matemáticas, envolvendo
estudantes e professores, o que mostra que os pesquisadores concebem o conteúdo pedagógico como um
"conhecimento situado", possível de ser uma fonte geradora de novos conhecimentos matemáticos.
Quando insistem na investigação do campo cognitivo, as pesquisas falam aos professores em geral, da
necessidade de reflexão sobre esse "conhecimento situado", enquanto aspecto fundamental para o
desenvolvimento profissional suscitado pela sociedade contemporânea. Focalizando a matemática como
uma ciência de relações, um campo em permanente processo de crescimento, a maioria das pesquisas
busca apoio em diferentes teorias, seja na Psicologia Cognitiva, na Pedagogia, na Antropologia, na
Neurobiologia, na História, na Filosofia, na Matemática, reafirmando a aceitação da Educação
Matemática enquanto um campo interdisciplinar que vem ressignificando seu objeto de estudo para além
dos campos específicos das tradicionais ciências que lhes deram origem.
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